Como funciona o Plugin (Memorisü)
É simples, rápido e prático! :)
1
2
3
4
Assim que adicionar o MemoRisü, ele aparecerá no canto direito superior de seu navegador.
E sempre que acessar uma loja parceira ele vai te lembrar de, com apenas UM CLICK, Ativar a Doação.
Após ativar a doação clique para escolhar qual Causa quer apoiar com suas compras!
A doação está ativada! Faça suas compras normalmente. Assim que você finalizar sua compra, parte do valor se transformará em doação para a Causa que escolheu, sem que você pague nada a mais por isso!

Sobre as ONGs de Empoderamento Feminino

Organizações não Governamentais de Empoderamento Feminino

O que é Empoderamento Feminino?

Inicialmente, a primeira coisa que é necessário esclarescer é: O que é empoderamento feminino?

Empoderamento feminino é a concessão de poder de participação às mulhers, permitindo e garantindo que tenham acesso à informação obtendo ciência sobre todos os seus direitos, como a igualdade entre os gêneros, por exemplo. 

O empoderamento feminino, ou empoderamento das mulheres é, diretamente, incluir e posicionar as mulheres onde ela tem direito de estar, ou seja, em todos os campos sociais, econômicos e políticos. 

Um dos principais objetivos é a busca incessante pelo direito das mulheres de participar de debates públicos, tomando decisões importantes para o futuro da sociedade, principalmente nos aspectos que estão relacionados com o gênero feminino.

ONGs de Empoderamento Feminino

Atualmente, podemos encontrar diversas ONGS de Empoderamento Feminino no Brasil, como, por exemplo, a ONG Reprograma, que busca inspirar, empoderar e educar mulheres para a tecnologia. O foco da Reprograma é em mulheres que não estejam trabalhando, nem estudando. Assim, buscam que as alunas da ONG possam contribuir, da melhor maneira possível, para o setor tecnológico brasileiro, se posicionando no mercado, ou desenvolvendo suas próprias ideias. 

Como o exemplo acima, existem diversas ONG’s (Organizações Não-Governamentais), instituições sociais, coletivos e movimentos que se dedicam ao empoderamento das mulheres, visando principalmente a igualdade de gêneros.

7 Princípios básicos do Empoderamento feminino

A Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres), criou uma lista com os 7 princípios básicos para o empoderamento feminino, que devem ser aplicados tanto no âmbito social, quanto no meio profissional:

  1. Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível.
  2. Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação.
  3. Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa.
  4. Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres.
  5. Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing.
  6. Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social.
  7. Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.

Frases sobre Empoderamento Feminino

Veja algumas frases de empoderamento feminino que, por si só, já explicam quase que profundamente o que é empoderamento feminino.

"Feminismo não é um palavrão. E não significa que você odeie homens, e nem que você odeie garotas que tem pernas bonitas e bronzeado, e também não significada que você é uma vadia ou otária, significa que você acredita em igualdade." Kate Nash

"Feminismo, por definição é a crença de que homens e mulheres devem ter oportunidades e direitos iguais. É a teoria da igualdade política, econômica e social entre os sexos." Emma Watson, em discurso sobre igualdade

"Quando promovemos o empoderamento das mulheres, estamos promovendo uma série de mudanças. A luta é constante e diária, e começa com um NÃO. Não calar, não aceitar, não abaixar a cabeça. Não podemos esquecer de onde tudo começa: dentro de cada um de nós!" Flávia Queiroz

"Nós percebemos a importância de nossa voz quando somos silenciadas." Malala Yousafzai

“A dor é parte da vida e pode se tornar a própria vida.” Frida Kahlo

Violência contra a mulher no Brasil: dados

  • 13 mulheres são assassinadas por dia no Brasil (Fonte: MS/SVS/CGIAE – Sistema de Informações sobre Mortalidade – SIM).
  • A cada cinco minutos uma mulher é agredida no Brasil (Mapa da Violência 2012 – Homicídio de Mulheres).
  • A cada 2 horas uma mulher é vítima de homicídio, 372 por mês. (Instituto Avante Brasil – IAB a partir de dados do DataSUS, do Ministério da Saúde – Mapa da violência 2012)
  • Os homens ganham aproximadamente 30% a mais do que as mulheres com mesmo nível de instrução e idade. (Dados adquiridos através do relatório “Novo século, velhas desigualdades: diferenças salariais de gênero e etnia na América Latina”, escrito pelos economistas do BID Hugo Ñopo, Juan Pablo Atal e Natalia Winder.)

Empoderamento Feminino – Feminismo

Feminismo de acordo com o Wikipedia:

“Feminismo é um conjunto de movimentos políticos, sociais, ideologias e filosofias que têm como objetivo comum: direitos equânimes (iguais) e uma vivência humana por meio do empoderamento feminino e da libertação de padrões opressores patriarcais, baseados em normas de gênero."

De acordo com a Carta Capital:

"Feminismo é um movimento social e político que tem como objetivo conquistar o acesso a direitos iguais entre homens e mulheres e que existe desde o século XIX"

O que é Feminismo segundo o Significados:

"Feminismo é um movimento político, filosófico e social que defende a igualdade de direitos entre mulheres e homens.

O "embrião" do movimento feminista surgiu na Europa em meados do século XIX, como uma consequência dos ideais propostos pela Revolução Francesa, que tinha como lema a "Igualdade, Liberdade e Fraternidade"."

Feminismo e empoderamento feminino são a mesma coisa?

Embora flutuem no mesmo universo, os dois conceitos são coisas distintas. Enquanto o empoderamento feminino é esse esforço coletivo de poder – como já dito anteriormente – o feminismo é um movimento político e ideológico que prega a equidade social, trabalhista, sexual, entre outros, de homens e mulheres.

Esses conceitos estão interligados e um é consequência do outro, por isso, é impossível falar de empoderamento feminino, sem associar à imagem do movimento feminista.

Quais ações podem ser consideradas de empoderamento feminino?

O empoderamento pode ser visto como mudanças sociais para acabar com o preconceito. São as pequenas ações cotidianas, chamadas pela escritora e ativista feminista, bell hooks (assim mesmo, só com letras minúsculas, de estratégias de empoderamento.

Essas ações visam a consciência dos problemas que oprimem as mulheres e a criação de mecanismos para combatê-los. A mudança não autocentrada, mas compartilhada. Ao empoderar-se, a mulher passa a ter condições de empoderar aquelas ao seu redor. Também não é a transferência de poder, mas o despertar coletivo para a transformação social.

Em seus próprios espaços, é possível criar formas de desenvolver esse empoderamento. Se você é dona de uma empresa, pode criar vagas para mulheres e manter um ambiente que promova a igualdade salarial e combate ao assédio; já as professoras podem fomentar debates que promovam a reflexão sobre o machismo e brincadeiras opressoras que são tão naturalizadas em nossa cultura.

O empoderamento também está na representatividade das mulheres reais: os tradicionais corpos esquálidos, altos e de padrões inalcançáveis provocam reflexos físico e psicológicos em mulheres do mundo inteiro. Mostrar outros modelos de corpo – e de cabelo – embora pareçam, à primeira vista, questões superficiais, são atitudes que levam poder a meninas e mulheres espalhadas pelo planeta e que tanto se questionam sobre sua beleza.

É importante, ainda, enxergar essas mudanças de forma ampla: o empoderamento deve ser real e extensivo a todos os grupos, mesmo àqueles do qual eu não faço parte!

Empoderamento da mulher negra

Para a feminista e filósofa política Djamila Ribeiro, entender o empoderamento feminino exige a compreensão de que que o ser mulher acontece em diferentes esferas da sociedade. “Como as feministas negras historicamente têm nos ensinado, é necessário nomear as opressões, entender que mulheres partem de diferentes pontos de partida e que existem variadas possibilidades de ser mulher. Entender essas diferenças é essencial para o prosseguimento da luta feminista.”

Objetificadas desde os tempos da escravidão, as negras são as que mais sofrem com o machismo. Entre 2003 e 2015, por exemplo, enquanto a taxa de homicídios de mulheres brancas caiu 11,9% – passando de 3,6 para 3,2 por 100 mil – o número aumentou entre as negras, passando de 4,5 para 5,4 por 100 mil, um crescimento de 19,5%. As vítimas negras soaram 66,7% das mulheres assassinadas em 2013. Esses são dados que dizem muito sobre as diversas camadas da opressão na sociedade.

Ao propor ações de empoderamento, é necessário compreender com qual desses grupos se está estabelecendo um diálogo. Usar a linguagem correta, ligada à identidade social e cultural de cada um é fundamental, bem como compreender que os diferentes tipos de mulheres são atingidos de formas diversificadas pela cultura machista.

A Risü é shopping online do Bem, suas compras, em mais de 300 lojas viram apoio para uma ONG a sua escolha, sem que você pague nada a mais por isso e você ainda ganha cupons de desconto incríveis.

Cadastre-se e conheça mais!

Princípios de empoderamento feminino da ONU

empoderamento feminino ONU - feminismo

Os impactos do empoderamento feminino e do feminismo passam por todos os setores da sociedade, promovendo melhoria da qualidade de vida de homens, mulheres e crianças, além de contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável.

A Organização das Nações Unidas (ONU) entende que esse crescimento também está relacionado às empresas, que devem incorporar em sua cultura de negócios valores e práticas que fomentem a equidade.

Com o objetivo de colocar em prática seus propósitos de um mundo melhor, em 2010, a entidade lançou, em parceria com o Pacto Global, os princípios de empoderamento das mulheres. Eles falam sobre pequenas ações e atitudes do cotidiano que podem fazer a diferença na vida de milhões de pessoas.

1: Liderança

Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível.

2: Igualdade de oportunidade, inclusão e não discriminação

Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação.

3: Saúde, segurança e fim da violência

Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa.

4: Educação e formação

Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres.

5: Desenvolvimento empresarial e práticas da cadeia de fornecedores

Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing.

6: Liderança comunitária e engajamento

Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social.

7: Acompanhamento, medição e resultado

Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.

ONU mulheres e feminismo

A ONU compreende tão bem a importância de tratar o feminismo nas diversas estratificações da sociedade, que possui uma subdivisão voltada especificamente para o sexo feminino. A ONU Mulheres, Entidade das Nações Unidas para Igualdade de Gênero e Empoderamento das Mulheres, foi criada em 2010 visando unir, fortalecer e ampliar os esforços globais para a defesa dos direitos humanos das pessoas do sexo feminino.

Com o legado de duas décadas de atuação do Fundo de Desenvolvimento das Nações Humanas para as Mulheres (UNIFEM), a organização dá apoio a articulações e movimentos feministas, incluindo aí os de mulheres negras, indígenas, jovens, trabalhadoras domésticas e rurais.

Os principais campos de atuação são a liderança e participação política das mulheres; empoderamento econômico; fim da violência; paz e segurança e emergências humanitárias; governança e planejamento; e normas globais e regionais.

A atuação acontece por meio de parcerias com a sociedade civil, os poderes executivo, legislativo e judiciário, instituições educacionais empresas e o próprio sistema das Nações Unidas, defendendo uma série de compromissos internacionais, em prol dos direitos das mulheres.

ONGS de Empoderamento Feminino | Como ajudar?

Comprando através da Risü, parte do valor de suas compras online (em mais de 300 lojas) se transforma em doação para uma ONG de Empoderamento Feminino a sua escolha, sem que você pague nada a mais por isso. Não entendeu? Então veja como funciona. Ou cadastre-se agora mesmo.

ONGS de Empoderamento Feminino | Como funciona a Risü?

Como você já sabe, comprando através da Risü, parte do valor de suas compras se transforma em doação para uma ONG de Empoderamento Feminino a sua escolha, sem que você pague nada a mais por isso.

  1. Escolha a loja onde deseja comprar (são mais de 300 lojas do bem), se quiser, você pode escolher um cupom de desconto que você deseja.
  2. Escolha a ONG que quer apoiar.
  3. Pronto! Vamos te enviar para a loja e você pode fazer suas compras normalmente. É 100% gratuito e os preços continuam os mesmos.

A loja nos paga uma comissão e essa comissão é dividida com a ONG que você escolheu. Simples, rápido e prático. Na Risü você muda o mundo em um click!

Nunca mais se esqueça de ajudar ONGS de Empoderamento Feminino

Adicione nossa extensão para Google Chrome ou Firefox, que se chama MemoRisü.

Adicionando nossa extensão você será lembrado de usar a Risü para ajudar uma Ong de Empoderamento Feminino sempre que acessar uma Loja Participante.

Então, é só escolher a ONG que quer ajudar, e fazer suas compras normalmente! É automático, parte do valor de suas compras se transforma em doação de forma fácil e sem que você pague nada a mais por isso.

Demais não é? Nunca mais se esqueça de usar a Risü em suas compras online!

Como ajudar ONGS de Empoderamento Feminino | Doação em dinheiro

Caso você tenha dinheiro extra, e não sofra com a falta de tempo, você também pode doar dinheiro diretamente para a Ong de Empoderamento Feminino que você mais acredita também. Da mesma forma que comprando pela Risü, você ajudará as ONGs a se manterem!

ONGS de Empoderamento Feminino | Doação de suprimentos

Você também pode doar suprimentos que sempre fazem muita falta nas ONGS de Empoderamento Feminino ! Por exemplo, você pode doar produtos de limpeza que tem em casa, medicamentos antes do vencimento e outros suprimentos que as ONGS de Empoderamento Feminino precisam mensalmente e possuem dificuldades.

Trabalho voluntário

Se não for possível ajudar com dinheiro, ou através de suas compras online, mas você tem tempo extra, que tal você doar um pouquinho? Muitas ONGs de Empoderamento Feminino passam dificuldades por não possuírem pessoas para a operação diária. Desta forma, você pode realizar trabalhos voluntários e, desta forma, oferecer atenção e carinho para a ONG que você mais se identificar.

Quais ONGS eu posso ajudar?

Aqui na Risü temos diversas ONGS muito sérias e idôneas que fazem um trabalho muito importante.

Criança Esperança
ASPEC
cpca
Instituto Metamorfose
Nossa Turma
Themis
SomosProfessores.org
Irmão Animal
Fundação Marcos Sena
Turma do Bem
Unibes
Casa Maria de Magdala
AMPARA Animal
Sociedade Mantenedora de Assistência Soma
ONG Olhar de Bia
Centro Comunitário Ludovico Pavoni
Confraria dos Miados e Latidos
Hachi Ong
Instituto da Criança
Cemear
Instituto Criar
Projeto Segunda Chance
Associação Sempre a Seu Lado
Associação 101 Viralatas
Lar Bezerra de Menezes
Voluntário Animal
Noisinho da Silva
Um Pé de Biblioteca
Caminhos para Jesus
Instituto Acervo
Fundação Espírita André Luiz
ANDA
Ação da Cidadania Natal Sem Fome
Hospital da Baleia
Politize
reprograma
ABCD Nossa Casa
Vocação - Ação Comunitária do Brasil
Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas
ChildFund Brasil
Instituto Eu Quero Viver
Núcleo Espiral
União Verde Sol
Cão Viver
Fundação Gol de Letra
Lar Teresa de Jesus
Projeto CEL
AUMA
Lar Divino Amigo
Solar Meninos de Luz
Associação Canaã
Fundação José Fernandes de Araújo
IPAM
Instituição Padre Haroldo Rahm
Lar de Frei Luiz
INSTITUTO DE MEDICINA E CIDADANIA
ABEAC
Teto
Cajec
CANDIDO FERREIRA
Santuário Rancho dos Gnomos
INSTITUTO JOAO XXIII
Trupe do Riso
INSTITUTO CIDADANIA ATRAVES DO ESPORTE
Aliança de Misericórdia
Engenheiros sem Fronteiras - Núcleo São Paulo
Luta pela Paz
Abrale
ONG Conexão
Horas da Vida
Casa Azul
ISAI
aacc
Projeto Onçafari
Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonca
ADRA Nordeste
Mano Down
Move Institute
Projeto Anjos de Patas
AMAES
HABITAT BRASIL
INSTITUTO GOIAMUM
Associação Quatro Patinhas
GaiaMais
ProAnima
MAPAA
Junior Achievement MG
Associação Amigos de São Francisco
Associação Mineira de Defesa do Ambiente - Amda
O Proação
Irmã Scheilla
Casa de Apoio Aura
Projeto Assistencial Novo Céu
Instituto Ronald McDonald
Centro de Apoio pra Vida
Renovatio
Divina Providência
Patas Dadas
Casa do Zezinho
Conselho de apoio as associações de Uberaba
Operação Sorriso
HOSPITAL E MATERNIDADE SANTA ISABEL
Remanso Fraterno
Médicos Sem Fronteiras
ABRIGO MOACYR ALVES
Engenheiros Sem Fronteiras Brasil
Associação Protetora dos Animais Oitovidas
ONG Doutorzinhos
Bairro da Juventude
Fundação Sara
Leuceminas
NUCLEO CRISTAO CIDADANIA E VIDA
ActionAid

ONGs de Empoderamento Feminino | Veja a lista das cidades e ONGs que fazem parte da Risü.

ONGs de Empoderamento Feminino em Aracaju
ONGs de Empoderamento Feminino em Araras
ONGs de Empoderamento Feminino em Barcarena
ONGs de Empoderamento Feminino em Belém
ONGs de Empoderamento Feminino em Belo Horizonte
ONGs de Empoderamento Feminino em Belo Oriente
ONGs de Empoderamento Feminino em Blumenau
ONGs de Empoderamento Feminino em Boa Vista
ONGs de Empoderamento Feminino em Brasília
ONGs de Empoderamento Feminino em Campinas
ONGs de Empoderamento Feminino em Campo Grande
ONGs de Empoderamento Feminino em Carapicuíba
ONGs de Empoderamento Feminino em Contagem
ONGs de Empoderamento Feminino em Cotia
ONGs de Empoderamento Feminino em Criciúma
ONGs de Empoderamento Feminino em Cuiabá
ONGs de Empoderamento Feminino em Curitiba
ONGs de Empoderamento Feminino em Florianópolis
ONGs de Empoderamento Feminino em Fortaleza
ONGs de Empoderamento Feminino em Goiânia
ONGs de Empoderamento Feminino em Guaíra
ONGs de Empoderamento Feminino em Guapimirim
ONGs de Empoderamento Feminino em Guarapuava
ONGs de Empoderamento Feminino em Guarulhos
ONGs de Empoderamento Feminino em Ibiúna
ONGs de Empoderamento Feminino em Igarapé
ONGs de Empoderamento Feminino em Itaquaquecetuba
ONGs de Empoderamento Feminino em Jaboatão dos Guararapes
ONGs de Empoderamento Feminino em Jaboticabal
ONGs de Empoderamento Feminino em João Pessoa
ONGs de Empoderamento Feminino em Joinville
ONGs de Empoderamento Feminino em Juiz de Fora
ONGs de Empoderamento Feminino em Londrina
ONGs de Empoderamento Feminino em Macapá
ONGs de Empoderamento Feminino em Maceió
ONGs de Empoderamento Feminino em Manaus
ONGs de Empoderamento Feminino em Mogi das Cruzes
ONGs de Empoderamento Feminino em Moji Mirim
ONGs de Empoderamento Feminino em Natal
ONGs de Empoderamento Feminino em Niterói
ONGs de Empoderamento Feminino em Palmas
ONGs de Empoderamento Feminino em Passo Fundo
ONGs de Empoderamento Feminino em Petrópolis
ONGs de Empoderamento Feminino em Piracicaba
ONGs de Empoderamento Feminino em Porto Alegre
ONGs de Empoderamento Feminino em Porto Velho
ONGs de Empoderamento Feminino em Recife
ONGs de Empoderamento Feminino em Ribeirão Preto
ONGs de Empoderamento Feminino em Rio Branco
ONGs de Empoderamento Feminino em Rio de Janeiro
ONGs de Empoderamento Feminino em Salvador
ONGs de Empoderamento Feminino em São José da Laje
ONGs de Empoderamento Feminino em São Luís
ONGs de Empoderamento Feminino em São Paulo
ONGs de Empoderamento Feminino em Serra
ONGs de Empoderamento Feminino em Taboão da Serra
ONGs de Empoderamento Feminino em Teresina
ONGs de Empoderamento Feminino em Uberaba
ONGs de Empoderamento Feminino em Viamão
ONGs de Empoderamento Feminino em Viçosa
ONGs de Empoderamento Feminino em Vitória

Veja algumas lojas onde você pode comprar e apoiar uma ONG:

Netshoes
Extra
Saraiva
Casas Bahia
Walmart
Ricardo Eletro
Renner
Posthaus
Natura
Americanas
Submarino
Ponto Frio
Shoptime
Centauro
Bebê Store

Ongs