Aguarde um Instante...
Aguarde um Instante...
Com o MemoRisü, sempre que entrar em uma Loja Parceira você vai ser lembrado de “Ativar a Doação”. Então, é só UM CLICK e PRONTO! Parte do valor de sua compra se transforma em doação para Themis, sem que você pague nada a mais por isso.
COMPARTILHE
A THEMIS – Gênero, Justiça e Direitos Humanos foi criada em 1993 por um grupo de advogadas e cientistas sociais feministas com o objetivo de enfrentar a discriminação contra mulheres no sistema de justiça. A história da THEMIS se confunde com as lutas e conquistas das mulheres brasileiras, tendo inclusive participado do consórcio de organizações que escreveu o anteprojeto da Lei Maria da Penha. Sua missão é ampliar as condições de acesso à justiça. É uma organização da sociedade civil com sede em Porto Alegre (RS/Brasil).
Seu trabalho está estruturado a partir de três estratégias principais:
(i) Fortalecer o conhecimento das mulheres sobre seus direitos e o sistema de justiça. Para isso, a THEMIS criou o Programa de Formação de Promotoras Legais Populares (PLPs) que capacita lideranças comunitárias femininas em Direitos Humanos, Direitos das Mulheres, bem como explica o funcionamento básico de organização dos sistemas Justiça e do Estado.
(ii) Dialogar com operadores/as do Direito sobre os mecanismos institucionais que preservam e reproduzem a discriminação contra mulheres. Com este objetivo, foram organizados seminários, cursos, workshops e publicações, trazendo a teoria feminista do Direito para o debate jurídico local, e propondo novas abordagens para o uso do Direito;
(iii) Advogar em casos estratégicos para proteger e alavancar direitos das mulheres em esfera nacional ou internacional.
Alguns dos nossos projetos atuais:
16º CURSO DE PLPs: As Promotoras Legais Populares (PLPs) são lideranças comunitárias femininas capacitadas em noções básicas de Direito, direitos humanos das mulheres, organização do Estado e do Poder Judiciário, dentre outras temáticas pertinentes conforme o contexto do bairro ou região na qual estão inseridas.
Após a formação, as PLPs atuam voluntariamente em suas comunidades na defesa, orientação e triagem de demandas de violação de direitos; na prevenção de violações, através da educação sociocomunitária, e na promoção de direitos, com participação e representação em conselhos, conferências, comissões e fóruns.
Os cursos de formação das Promotoras Legais Populares (PLPs) são ministrados por especialistas voluntários/as de diversas áreas do conhecimento que emprestam suas habilidades e competências em encontros de que privilegiam a interação, o diálogo e a troca de experiências entre facilitadores e alunas. O 16º Curso está sendo realizado na comunidade Rubem Berta.
PLP 2.0: O aplicativo PLP 2.0 é um instrumento para auxiliar mulheres em situação de violência doméstica, familiar ou sexual. O projeto ganhou o Prêmio Desafio de Impacto Social Google 2014.
É uma parceria da THEMIS Gênero e Justiça com o Geledés Instituto da Mulher Negra de São Paulo. As mulheres usuárias do aplicativo possuem medida protetiva de urgência e são escolhidas pela juíza da Vara de Violência Doméstica conforme o maior grau de vulnerabilidade a que estão expostas.
O botão do pânico do app PLP 2.0 aciona a polícia militar e envia um aviso às líderes comunitárias que vivem no mesmo bairro. A conexão com os líderes comunitários mulheres é possível devido a organizações que já trabalham com Promotoras Legais Populares ( PLPs ).
OFICINAS PARA TRABALHADORAS DOMÉSTICAS: A THEMIS atuou nos últimos 3 (três) anos em conjunto com 8 Sindicatos de Trabalhadoras Domésticas (Pelotas, Curitiba, Campinas, Rio de Janeiro, Aracaju, Recife, Acre, João Pessoa), a FENATRAD – Federação Nacional de Trabalhadoras Domésticas e FUNDO ELAS apoiada pelo Fundo de Igualdade de Gênero da ONU Mulheres.
Neste projeto, de 2013 a 2016, a THEMIS produziu vários encontros e cursos nacionais, materiais de divulgação das novas leis sobre trabalho doméstico, publicações e um filme de divulgação. Ainda, a THEMIS trabalha pelo empoderamento das mulheres trabalhadoras domésticas da Região Metropolitana de Porto Alegre e do Vale dos Sinos, através da realização de oficinas para a disseminação de informações sobre a Lei do Trabalho Doméstico, facilitando a organização dessas em defesa de seus direitos, objetivando, em última análise, a efetivação da Lei Complementar nº 150/2015 e da paridade de direitos entre trabalhadores.
Para tanto, ao lado das parcerias já consolidadas com o Ministério Público do Trabalho, a Organização Internacional do Trabalho, a Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas, a Fundação Luterana de Diaconia, bem como com mulheres líderes comunitárias Promotoras Legais Populares formadas pela THEMIS, estão sendo realizadas oficinas na Região Metropolitana de Porto Alegre.
APP LAUDELINA: A THEMIS está desenvolvendo o aplicativo Laudelina, que será lançado no segundo semestre de 2017, voltado para compartilhamento de informações sobre direitos para trabalhadoras domésticas. O aplicativo contará com:
(i) um guia de fácil compreensão acerca dos seus direitos trabalhistas;
(ii) uma calculadora de benefícios interativa;
(iii) uma lista de órgãos de proteção dos seus direitos mais próximos, conforme sua localização;
(iv) uma rede de contatos de trabalhadoras de uma mesma região para facilitar sua organização.
Economize em suas compras online e ajude a ONG Themis
Todos sabemos e conhecemos os problemas que o mundo enfrenta. Além disso, também é bem claro, como o Estado acaba sendo ineficiente na resolução de todos os problemas.
Diante desta situação, nascem as Ongs - Organizações não governamentais, que, com dedicação e conhecimento, lutam para resolver os problemas que não são eficientemente abarcados pela atuação Estatal.
Com essa intenção, nasceu a ONG Themis que, com característica de filantropia, luta para chamar a atenção da comunidade em geral para as questões ODS 5 - Igualdade de gênero .
E se você pudesse apoiar a Themis, nos apoiar, se engajar mais, fazer doações sem tirar o dinheiro do bolso, de uma forma fácil, cotidiana?
Conheça uma nova forma de ajudar a Themis
Aqui, através da Risü, parte do valor de suas compras, em centenas de lojas online, se transforma em doação para a Themis, sem que você pague nada a mais por isso.
Você pode comprar os melhores notebooks, os melhores perfumes masculinos, perfumes femininos, melhores livros, relógios das melhores marcas, e tudo isso nos melhores sites do Brasil!
E agora você pode nos escolher para receber o apoio da Risü!
Como funciona?
Lojas participantes
A Risü disponibiliza diversos cupons de desconto para você em centenas de lojas. Assim, além de ajudar através de suas compras, você ainda tem códigos de Cupom de Desconto, que podem fazer você economizar até 50% em suas compras!
Vale destacar algumas lojas participantes (clique para acessar):
E ainda, tem mais lojas! Confira!
Posthaus, Renner, Ricardo Eletro, Saraiva, Sephora, Shoptime, Submarino, Walmart, Zattini e mais 400 lojas!
Clique para ver a lista completa de lojas participantes.
Segurança e confiabilidade
A Risü também preza pela segurança de seus consumidores do bem (forma como a própria Risü chama seus usuários).
Toda loja parceira da Risü passa por uma auditoria de segurança e confiabilidade. Caso passem pela auditoria, essas lojas recebem um selo de confiança e segurança da Risü.
Disponibilizamos aqui alguns exemplos de auditoria de confiança realizada pela Risü.
"Risü ajuda instituições sociais escolhidas pelo cliente. E ainda oferece cupons de desconto."
"Risü, a platform to donate to social causes while shopping online."
"Startup permite que consumidor ajude entidades sociais."
Você quer receber alertas do bem, confirmações de doação e descontos exclusivos neste navegador?